Aprendizagem
Caderno de atividades: A Benedita está ansiosa por aprender a ler!
Para o ano, a Benedita entra para o 1.º Ciclo e está ansiosa por aprender a ler! Cheia de entusiasmo, já reconhece globalmente várias palavras, consegue isolar as sílabas, identifica sons idênticos em diversas palavras e descobre diferenças entre as mesmas.
Quando chegámos a casa, depois de uma ida ao cinema, a Benedita pediu-me para escrever no caderno o relato da nossa tarde, mas com “letras daquelas que eu sei”, ou seja, com letras de imprensa maiúsculas.
Sentada ao meu lado, a Benedita foi-me ditando o texto, que fui escrevendo lentamente, para que observasse a forma como eu orientava a escrita: da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Também fui dispondo o texto por unidades de sentido, escrevendo em cada linha palavras que perfaziam parte do sentido da mensagem, para tornar mais direto o acesso ao significado do escrito quando passássemos à fase da identificação das palavras.
O texto ficou assim:
EU FUI AO CINEMA
COM O AVÔ PAULO,
COM A ELSA,
COM A MATILDE,
COM O FRANCISCO,
COM O MANUEL
E COMEMOS PIPOCAS.
BENEDITA
Depois de escrevermos o texto, a Benedita fez muitas descobertas:
• Descobriu que a primeira linha do texto tinha quatro palavras que estavam separadas por um espaço entre elas (onde cabia um dedo da Benedita). Batemos as palmas para contar as sílabas dessas palavras e descobriu que as três primeiras palavras tinham uma sílaba e a última três sílabas.
• Depois, descobriu que as quatro linhas seguintes começavam com a mesma palavra “com”. E mais: na última linha, havia uma palavra que começava com as mesmas letras, mas que era maior: “comemos". Para identificarmos a semelhança entre as duas palavras, a Benedita assinalou o "bocadinho" idêntico na palavra comemos e fez uma seta entre as letras que eram iguais.
• Confiante, a Benedita partiu para a identificação das palavras que já conhecia, como o nome das pessoas da família, circundando-os com um lápis. A seguir, realizou outra descoberta: antes dos nomes dos “meninos” estava um “o” e antes dos nomes das meninas encontrava-se um “a”.
• A Benedita achou muita graça ao assento circunflexo na palavra “avô” e ainda mais à comparação com a palavra “avó”: as letras eram todas iguais, só mudava o assento, o que a levou a concluir que o avô usava um chapéu e a avó um totó.
• Olhando atentamente para o texto, a Benedita descobriu que as palavras Matilde e Manuel começavam as duas pelo bocadinho “ma” e lembrou-se que a palavra mamã também. Para sistematizar estas descobertas, escrevi as três palavras alinhadas umas por baixo das outras e a Benedita circundou o bocadinho “ma” nas três.
• Relativamente à palavra Francisco, lembrou-se que conhecia outra começada por “fran”, que era franja. Usei o mesmo processo, escrevendo uma palavra debaixo da outra para que a Benedita assinalasse as sílabas comuns.
• Identificámos as sílabas da palavra cinema e a Benedita descobriu que havia lá dentro uma palavra escondida: cima. Para termos essa palavra, bastava que tirássemos o bocadinho “ne” da palavra cinema!
A Benedita estava muito entusiasmada, mas começou a revelar algum cansaço. Disse-lhe que não precisávamos de fazer tudo no mesmo dia, que podíamos continuar noutra altura. A Benedita concordou, mas quis certificar-se: “Mas continuamos mesmo, está bem?”.
