Saltar para conteudo Mapa do site

Escolas

Externato Fernão Mendes Pinto

Impressão Digital:


Segue o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna.
As crianças que frequentam a escola são felizes.

Valências:


Número de turmas do Pré-Escolar: 3 turmas
Número de turmas do 1.º Ciclo: 5 turmas
Número de alunos por turma no 1.º Ciclo: 24/25 alunos

Leitura e escrita:


O método de iniciação à escrita e à leitura chama-se método interativo, já que engloba, de forma diferenciada, as várias abordagens existentes (globais e sintéticas), em função dos alunos, das suas caraterísticas e necessidades.
De qualquer forma, é pela escrita que se dá entrada no mundo das letras.
Nesta escola, acredita-se que esta ferramenta de comunicação é essencial para uma boa integração na vida e no mundo, para a compreensão de nós mesmos e para a intervenção necessária.
A leitura é essencial, nas suas vertentes lúdicas e informativas.


Matemática:


As abordagens procuram inserir a área curricular, neste caso, da Matemática, em contextos práticos, por um lado, e numa responsabilização por parte de cada aluno para com o seu percurso curricular, o que implica uma apropriação do próprio currículo, como a sua gestão e a capacidade de encontrar as melhores soluções de estudo e de treino. A par com estas dinâmicas, cada vez mais fundamentais, procura-se encontrar sempre formas cooperativas de o fazer, através dos momentos de avaliação e de partilha.


Estudo do Meio:


As abordagens procuram inserir a área curricular, neste caso, de Estudo do Meio, em contextos práticos, por um lado, e numa responsabilização por parte de cada aluno para com o seu percurso curricular, o que implica uma apropriação do próprio currículo, como a sua gestão e a capacidade de encontrar as melhores soluções de estudo e de treino. A par com estas dinâmicas, cada vez mais fundamentais, procura-se encontrar sempre formas cooperativas de o fazer, através dos momentos de avaliação e de partilha.
Uma referência muito especial ao Trabalho de Projeto, no qual os alunos são levados a encontrar as melhores dinâmicas dos processos investigativos, desde o planeamento à comunicação. Este aspecto é tão importante para a escola que lhe dedica sempre dois ou três tempos semanais específicos, apoiados também pela professora de Expressão Plástica, no sentido de melhorar os produtos comunicativos das Investigações.


Estudo autónomo:


Fundamental é o Tempo de Estudo Autónomo, em que cada aluno é levado a encontrar as melhores posturas na gestão curricular das suas aprendizagens. Com efeito, desde o planeamento à avaliação, procura-se, de forma cooperativa, que cada um consiga perceber o que precisa mais de trabalhar, onde e como encontrar esses materiais, e de que forma pode colaborar com os colegas nesses processos de treino e de consolidação. O professor torna-se, assim, principalmente, num gestor de toda esta dinâmica que, naturalmente, engloba muitos aspetos do desenvolvimento e do crescimento de uma criança, desde os cognitivos aos emocionais e sociais. Além disso, fica mais disponível para apoiar os alunos que mais precisam. Este tempo é, por esse motivo, também, um tempo de diferenciação pedagógica. Pelo menos uma vez por dia, cada turma tem este momento.


Apoio pedagógico:


A escola possui uma Equipa Multidisciplicar, que procura analisar e apoiar as turmas e os docentes no trabalho com os meninos que apresentam maiores necessidades educativas. Existem, além disso, duas professoras de apoio que estão afetas aos vários grupos onde esses meninos se inserem e onde trabalham em colaboração com os docentes, sobretudo nos momentos de diferenciação pedagógica. De resto, dentro de cada Agenda Semanal das várias turmas, os professores e educadores têm um olhar diferenciador na forma como os gerem e como se organizam em todos os momentos de trabalho.


Desenvolvimento pessoal e cidadania:


O Conselho de Cooperação Educativa, realizado todas as sextas-feiras à tarde e em todos os grupos, representa o grande momento por excelência de desenvolvimento pessoal e emocional. Neste, procura-se que cada um e os vários grupos ganhem maior consciência pessoal e social, se apropriem de mecanismos pessoais e grupais de autorregulação na forma de se relacionarem uns com os outros e de compreenderem o mundo. São momentos de verdadeira emancipação humana, nos quais a ética e os valores da democracia e da vida são motivo de reflexão conjunta.


Outra oferta curricular:

  • Inglês (curricular, 3.º e 4.º anos);
  • Educação Artística: Artes Visuais e Expressão Musical;
  • Educação Física;
  • Projetos próprios integrados na componente letiva.

Oferta extracurricular:

  • Inglês 1.º e 2.º anos (Oferta de Escola);
  • Teatro;
  • Karaté;
  • Ballet;
  • Guitarra;
  • Piano;
  • Dança contemporânea.

Atividades nas pausas letivas:


Atividades várias de Tempos Livres nos períodos de pausa letiva: Natal, Páscoa e mês de julho.
Em agosto a escola está encerrada.


Instalações:


Número de salas: 8 salas + Oficina Artes Visuais + Cantina;
Infraestruturas: Ginásio, sala de Música, Ateliê;
Espaço exterior: Zona livre, zona desportiva, parte coberta, parte descoberta.

Projetos pedagógicos:


Os projetos pedagógicos variam de ano para ano, sendo inseridos nas dinâmicas próprias da escola em cada ano letivo. De qualquer forma, existe um projeto que é comum e se mantém ao longo destes anos, que é o acantonamento, ou

Além disso, houve alguns projetos, que deixaram marcas até hoje, como, por exemplo, a horta comunitária, a rádio-escola, os orçamentos participativos, entre outros.
Todos os projetos são gerados no interior da escola e servem de comunhão e para aumentar o espírito cooperativo dos meninos e de todos.

Informações úteis:


Morada: Estrada de Benfica, n.º 358
Contacto telefónico: 217 780 188
E-mail: loferreira@externatofmpinto.com
Página Web: www.externatofmpinto.com


Nota: As informações são fornecidas pela escola.

Externato Fernão Mendes Pinto