Saltar para conteudo Mapa do site

Aprendizagem

Dos 6 aos 10 anos

A entrada das crianças na escolaridade representa um marco importante para as famílias. Naturalmente interessados, os pais procuram acompanhar as matérias que os filhos andam a aprender na escola, mas os conteúdos e, sobretudo, as formas de os ensinar, por vezes são bem diferentes do que no seu tempo.


Nesta rubrica, procura-se esclarecer, de forma clara, sucinta e acessível, as questões dos pais sobre a escolaridade dos filhos, num formato de perguntas e respostas. As temáticas abordadas estão centradas nas áreas curriculares e transdisciplinares trabalhadas na escola, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento global dos alunos.


Organização da rubrica dos 6 aos 10 anos


A rubrica dos 6 aos 10 anos encontra-se organizada da seguinte forma:

• Tema em destaque
Nesta rubrica, é apresentado o tema do dossier relacionado com as aprendizagens escolares, que vai sendo abordado de forma rotativa.

• Artigo do dossier
Os artigos do dossier são disponibilizados com um formato de perguntas e respostas.

• Repositório de dossiers temáticos

Os artigos são incluídos no respetivo dossier temático, que é arquivado no Repositório de dossiers temáticos.


Temas dos dossiers


Os dossiers disponibilizados são os seguintes:


• Leitura e escrita
A aprendizagem da leitura e da escrita é um dos pontos centrais deste dossier, que também dá espacial destaque à formação de crianças leitoras e à estimulação do gosto pela escrita, bem como à relevância da compreensão dos textos lidos e ao progressivo aperfeiçoamento dos escritos.

• Matemática
A partir da vida real, aborda-se o caminho percorrido da aprendizagem concreta para a abstrata, com o objetivo de promover a compreensão dos conteúdos de Matemática e o gosto por esta área do saber, sem deixar de refletir sobre o papel do treino e da consolidação para sistematizar os conhecimentos.

• Métodos ativos de aprendizagem
Pode parecer um lugar-comum, mas num mundo onde existe excesso de informação os alunos têm de ser preparados para transformar essa informação em conhecimento, aprendendo, desde cedo, a realizar trabalho de projeto e a gerir o seu tempo de estudo com autonomia, individualmente e com os colegas.

• Desenvolvimento pessoal e cidadania
A escola deve permitir que a criança tenha espaço para desenvolver a sua individualidade e descobrir os talentos que fazem dela um ser único e especial, ao mesmo tempo que funciona como um lugar privilegiado para a interação com os pares, determinante para percorrer o caminho que vai do eu para os outros.

• Artes
Para abrir as portas para o maravilhamento, as artes desempenham um papel insubstituível, dando espaço para que as crianças deem largas à criatividade, desenvolvam o pensamento independente, expandam a sensibilidade  e apurem o sentido estético.



Dos 6 aos 10 anos